X

Spears é inocentada de intenção de doping, mas é condenada a 22 meses

Quarta, 05 de fevereiro 2020 às 14:53:55 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Em pouco mais de três meses, a norte-americana Abgail Spears, de 38 anos e atual 37ª do ranking de duplas da WTA, conheceu sua pena por atestar positivo no teste antidoping realizado durante a disputa do último Us Open. A tenista pegou 22 meses de pena.



Em um teste de urina, Abigail Spears teve identificada três substâncias proibidas  para o organismo de um atleta prasterona (DHEA), testosterona e metabólitos. As duas primeiras, não especificadas nomeadamente da lista da WADA em separado, constam na categoria S1 da Lista de Substândias Proibidas pela WADA (Agência Mundial Antidoping) de 2019 como substâncias anabolizantes.

Dona de 21 título do circuito de duplas, dentre eles um bicampeonato no Premier de Cincinnati, Spears foi suspensa provisoriamente pela Federação Internacional de Tênis (ITF) em 7 de novembro de 2019 e indiciada por violação da regra antidopagem.

A tenista norte-americana assumiu a culpa pelas substâncias, mas apresentou em sua defesa provas de que as substâncias prasterona e testosterona, ambas hormônios, que no organismo feminino são produzidos de hormônios andrógenos produzidos nas glândulas adrenais, com atuação de outras glândulas e tecidos, como o adiposo no caso da prasterona. Conforme chegou a justificar a seus torcedores via redes-sociais, a tenista apresentou à ITF uma série de exames que acusavam deficiências nutricionais em seu corpo e receitas de vitamínicos para tais deficiências.

"A ITF aceitou a explicação de Spears sobre como o prasterona e testosterona entraram em seu sistema e que seu uso não estava relacionado ao desempenho esportivo e, portanto, que ela não apresentava nenhuma falha ou negligência significativa por sua violação, embora sua falha fosse considerada alta. Spears teve o direito, devido à sua pronta admissão, ao fato de seu período de inelegibilidade estar atrasado para começar na data em que ela foi suspensa provisoriamente", explicou via comunicado à imprensa a federação internacional.

Mesmo considerada inocente no processo em quanto a intenção de se dopar, a tenista foi enquadrada no artigo de violação das regras antidopagem, com pena de 22 meses, a contar de novembro de 2019 data de sua suspensão provisória.

Spears poderá retornar ao circuito profissional em 6 de setembro de 2021. Toda a premiação recebida no US Open e posterior a isso, juntamente com a pontuação de ranking, foram suspensas.

A título de curiosidade, o título mais importante da carreira de Abigail Spears é do de duplas mistas do Australian Open 2017 ao lado do colombiano Juan Sebastian Cabal, que no momento lida com a delicada situação de que seu parceiro de longa data no circuito de duplas masculino, seu compatriota Robert Farah também está em um processo de antidoping na ITF. Segundo os advogados de Farah, a ITF já teria concordado com a inocência do tenista no caso.

 

banner
banner